Segredos para transformar ambientes pequenos
Escolhas estratégicas de arquitetura e soluções práticas de decoração ajudam a criar sensação de amplitude em cômodos compactos.
Ambientes pequenos sempre foram um desafio de decoração para as famílias, mas agora estão mais recorrentes. Nos últimos anos, novos empreendimentos imobiliários têm sido projetados com metragens menores. Essa tendência imobiliária é um reflexo da demanda do mercado por projetos mais acessíveis em grandes centros urbanos, o que aumenta a necessidade de soluções criativas para a decoração.
Em 2022, mais da metade (50,8%) dos apartamentos lançados em São Paulo tinham entre 30 e 45 metros quadrados, revelou o Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Uma metragem que contrasta bastante com a média da década de 70, que era de aproximadamente 100 metros quadrados.
Com a nova propensão a metragens mais compactas, as necessidades e desafios para oferecer armazenamento, conforto e beleza também mudaram. Entenda como a escolha certa de móveis e itens decorativos pode fazer toda a diferença.
(Sofá by Vincent Van Duysen / crédito: ZARA HOME)
Prefira tons claros e pastéis nas paredes e em alguns móveis para ampliar e clarear o espaço. Adicione objetos decorativos com colorações vibrantes para quebrar a monotonia e conferir personalidade ao cômodo. Uma sugestão é incluir elementos de cores quentes para dar um toque de aconchego.
Em áreas integradas, como sala e cozinha americana, utilizar a mesma tonalidade de tinta e o mesmo revestimento nos dois ambientes oferece harmonização e uma sensação de amplitude. Espelhos e superfícies de vidro são ótimas opções para trazer leveza ao ambiente e criar uma sensação de continuidade. Além disso, são fáceis de limpar, o que facilita a manutenção.
(Espelho de pé alongado / crédito: ZARA HOME)
Esse impacto visual também pode ser proporcionado pelos móveis. Uma peça muito grande pode dar a impressão de que o local está abarrotado e fazer outros itens do mobiliário parecerem pequenos em comparação. Por outro lado, a presença de muitas peças pequenas pode fazer um ambiente parecer desorganizado e sem unidade.
Outro fator importante é considerar o espaço de circulação dos ambientes. Afinal, não adianta ter um ambiente visualmente bonito, mas cheio de obstáculos. Por isso, priorizar a funcionalidade é primordial, e móveis multifuncionais são grandes aliados nesse quesito, como sofá retrátil, cama-baú e até mesa de cabeceira com cama pet embutida.
(Sofá infantil mini extensível / crédito: ZARA HOME)
Assim, itens de design simples, leves e até com rodinhas são muito funcionais, auxiliando a reconfigurar espaços de acordo com a necessidade de cada momento. Seja para ganhar mais espaço de balcão para cozinhar, ampliar o espaço da sala para entreter convidados ou mesmo ter como acomodá-los para passar a noite.
Com essas escolhas estratégicas, qualquer cômodo ou apartamento pequeno pode se tornar funcional e acolhedor, sem abrir mão da personalidade e da elegância.
Clocasa – Além do Conforto