Decoração 2025: As Principais Tendências que Transformarão sua Casa em um Refúgio de Conforto e Sustentabilidade
Casas inteligentes, conexão com a natureza e design ecologicamente correto: conheça as inovações que irão redefinir o conceito de bem-estar e estilo no próximo ano.
A virada de ano está cada vez mais próxima, o que significa que está na hora de descobrir e entender as tendências de decoração que devem tomar conta dos ambientes em 2025.
Uma forte inclinação será para itens que demonstram a preocupação com o meio ambiente, que é extremamente harmônica com a crescente necessidade atual dos seres humanos de se reconectarem com a natureza.
O estilo industrial segue como uma tendência para o próximo ano. Agora com um toque de sofisticação ao unir e contrastar a brutalidade do concreto e do metal com tecidos macios de algodão. Mas esta forma decorativa vai dividir os holofotes.
O design ecológico e a biofilia ganharão força, utilizando materiais como bambu, tecidos naturais, pedras e madeira certificada, além de plásticos e outros materiais reciclados que podem ganhar nova vida em elementos decorativos. Ou seja, integrada elementos e formas naturais a ambientes internos de domicílios.
Esta nova tendência está intrinsecamente ligada à necessidade humana de conexão com a natureza para se energizar e proporciona diversos efeitos positivos no organismo, como redução de estresse, melhora de humor, aumento da produtividade e até melhoria de sono.
(Poltrona de madeira de freixo e linho / crédito: ZARA HOME)
Uma mesa de madeira, poltrona em madeira e linho ou mesmo um cesto de bambu são capazes de trazer sensação de calor e aconchego da natureza para um ambiente. Se houver ao menos uma planta ou item com estampa de colorida no local, a composição se torna ainda mais acolhedora e sofisticada.
Além do fator decorativo, as plantas auxiliam na purificação do ar e por isso são uma excelente opção para compor ambientes e cada qual tem um lugar certo. Plantas pendentes como jiboia e samambaia podem ser acomodadas em estantes e prateleiras altas para decorar o ambiente. Para preencher espaços vazios no chão, prefira opções como palmeira ráfia e zamioculca em um belo jarro. Outra opção igualmente válida é a utilização de arranjos florais sobre uma mesa ou aparador.
(Jarra de cerâmica preta / crédito: ZARA HOME)
Paredes de cores vibrantes, como coral e verde esmeralda, ou mesmo tons terrosos e quentes alinhados à paleta natural, como bege e marrom, serão um diferencial que harmoniza muito bem com os elementos de design ecológico. Tons metálicos como dourado e bronze vão trazer um toque de elegância nos pequenos detalhes em puxadores, luminárias e principalmente molduras.
E com a máxima de que menos é mais, o minimalismo aconchegante estará em alta. A proposta é ambientes com itens mais simples e em menor quantidade, mas com peças chave que proporcionam maior impacto visual para preenchê-los.
Além disso, o aumento da utilização de IA em todas as áreas do mundo moderno é inevitável. Por isso, não seria diferente no design de interiores e, seguindo esta tendência, espera-se uma crescente no uso de aparatos que tornam o lar uma verdadeira smart home.
Com a inteligência artificial, a automação para controle personalizado de iluminação, climatização e eletrodomésticos tende a se tornar cada vez mais eficaz. Não apenas obedecendo comandos pré-estabelecidos, mas passando a analisar padrões para se antecipar a necessidades e apresentar sugestões que podem facilitar o cotidiano.
O ano de 2025 terá uma predisposição para a natureza, porém sem deixar de lado tecnologia e a sustentabilidade.
Além do Conforto