Dia da Mulher: Invenções feitas por mulheres que mudaram os lares para sempre

Dia da Mulher: Invenções feitas por mulheres que mudaram os lares para sempre

Geladeira, Wi-Fi e diversas outras invenções sem as quais não conseguimos mais viver surgiram de mentes femininas brilhantes

Muitas invenções que fazem parte do nosso dia a dia foram inovações femininas que desafiaram barreiras de seu tempo e transformaram para sempre a forma como vivemos. Para celebrar o Dia da Mulher, a Clocasa decidiu prestar uma homenagem a algumas dessas inventoras e suas criações.

Teodora Ducena: Garfo 

A quinta filha do Imperador Constantino X Ducas, de Constantinopla, criou a primeira versão do que viria a ser o garfo atual para não precisar comer com as mãos. O objeto tinha apenas duas pontas, diferente do garfo moderno, mas já fazia grande diferença ao facilitar o manuseio da comida.

Florence Parpart: Geladeira elétrica

No começo dos anos 1900, utilizava-se uma caixa de gelo para armazenar alimentos. Em 1914, esta inventora americana apresentou ao mundo uma invenção que utilizava energia elétrica para resfriar alimentos: a geladeira elétrica. Assim, ela aprimorou a caixa de gelo e revolucionou o mercado alimentício para sempre.


Sarah Guppy: Torradeira

Entre diversas contribuições de inventos para utilização doméstica, Guppy desenvolveu o projeto inicial do que viria a se tornar a torradeira. Sua invenção era um pequeno prato que mantinha o pão aquecido e torrado na primeira metade do século XIX. Além de vários objetos de uso doméstico, esta inventora inglesa lutava pelos direitos das mulheres, inclusive de frequentar a escola, e contribuiu em grandes projetos na Grã-Bretanha, como o design da infraestrutura da Ponte Suspensa Clifton, em Bristol.

Josephine Cochran: Lava-louças

A patente da primeira lava-louças automática é de 1886, desenvolvida pela americana Josephine Cochran. A inventora apresentou sua criação para o mundo na Feira Mundial de Chicago, em 1893, atraindo interesse de restaurantes e hotéis. Mas a popularização desse eletrodoméstico nos lares só aconteceu a partir dos anos 1950, com o aumento da disponibilidade de água quente nas casas, detergente próprio para a máquina e a mudança de costumes em relação ao trabalho doméstico. 


Sarah E. Goode: Cama dobrável

Se você mora em um apartamento pequeno e possui uma cama dobrável para receber hóspedes, você deve agradecer à Goode. Em 1885, ela projetou a cama com gabinete dobrável e se tornou a primeira mulher afro-americana a receber uma patente nos EUA. Hoje, há diversos tipos de camas dobráveis e até sofás-camas utilizando sua tecnologia. 

Marie Van Brittan Brown: Câmera de segurança

Em 1966, a enfermeira do Queens, em Nova York, projetou o primeiro sistema de segurança doméstica com circuito de televisão fechado. A invenção permitia que uma câmera externa enviasse um sinal para o monitor no interior da casa, para que o morador pudesse ver e ouvir quem estava do lado de fora da porta, além de poder abri-la com um controle remoto. O sistema rendeu a Marie um prêmio do National Science Committee (Comitê Nacional de Ciência) e sua invenção é utilizada até hoje por domicílios e empresas.

Julia Montoussé e Julia Rodríguez-Maribona: Esfregão

A dupla criou uma invenção que facilitaria a limpeza doméstica. Seu esfregão de chão consistia em uma combinação de um balde, um pedaço de pau e trapos. O primeiro protótipo foi registrado em 1953 e como um modelo de utilidade (um tipo de direito que impede terceiros de usar comercialmente a invenção sem autorização). Infelizmente, o design foi comprado por uma fábrica e elas não receberam o devido crédito pelo produto.

Hedy Lamarr: Wireless

A atriz hollywoodiana Hedy Lamarr ficou conhecida por atuar em obras como O Inimigo X (1940), Êxtase (1933) e A Mulher Sem Nome (1950). Mas Lamarr também foi responsável pela criação da tecnologia necessária para viabilizar Wi-Fi, Bluetooth e celulares. 

Lamarr inventou e patenteou um método de transmissão de sinais de rádio, o FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum), capaz de transmitir dados em diferentes frequências sem a utilização de fios. Essa inovação tecnológica feminina foi utilizada inicialmente pelo sistema de comunicações das forças armadas dos EUA e depois conquistou o público em geral ao redor do mundo com telefones celulares e internet sem fio.


Essas criações femininas impactaram diretamente a vida doméstica e seguem sendo essenciais até hoje. E para celebrar essa revolução, aproveite 15% off na Coleção Dia da Mulher no site da Clocasa, com mantas e almofadas que vão transformar sua casa indo muito além do conforto.

 

Voltar para o blog